Muitos profissionais notaram um aumento nos encaminhamentos para avaliações e terapia de gagueira desde o início da pandemia. Fonoaudiólogos, pais de crianças que gaguejam, além de adolescentes e adultos que gaguejam relatam um aumento na frequência e na intensidade da gagueira.

Hoje temos conhecimento que a gagueira é um distúrbio de base neurobiológica.

Sabe-se também que o aumento quantitativo e/ou qualitativo de gagueira em momentos de estresse não significa que o estresse causou a gagueira. O aumento de ocorrência das rupturas na fala pode ser resultado de outros fatores:

  1. É importante perceber que muitos pais estão experimentando um aumento em seus níveis gerais de estresse e em seus níveis gerais de preocupação com o bem-estar de seus filhos. Isso pode levá-los a perceber e questionar diferenças na fala de seus filhos que podem não ter sido notadas anteriormente.
  2. Devido a mudanças nos modelos de aula, muitos pais e familiares estão permanecendo mais tempo com seus filhos durante o dia. Estão ouvindo seu filho falar mais, e isso pode significar que também estão ouvindo seu filho gaguejar mais.
  3. As crianças também estão passando por mudanças em seus ambientes diários e em suas formas de comunicação. Embora saibamos que a gagueira não é causada por ansiedade ou outros fatores psicológicos, também sabemos que mudanças ambientais e estressores internos e/ou externos podem agravar a gagueira.
  4. As crianças pequenas com tendências à gagueira podem apresentar maior ocorrência de fala gaguejada quando fatores estressantes estão presentes. As crianças mais velhas também podem experimentar um aumento da gagueira quando se deparam com novas situações, como o uso de videoconferência em reuniões de classe.
  5. Com a pandemia houve uma significativa mudança de rotina da casa, do trabalho e da escola. Para grande maioria de pessoas o uso das telas aumentaram significativamente e as horas de sono também sofreram alteração.

Todos esses fatores podem interferir na frequência e intensidade da gagueira.

Por fim, é importante destacar que muitas crianças com gagueira podem não estar recebendo suas sessões normais durante a pandemia. A falta de terapia contínua pode ter um efeito negativo na fluência da fala, pois as crianças podem não estar recebendo o mesmo nível de prática e apoio que vinham recebendo. Sem prática contínua, as habilidades de manuseio da fala tendem a se tornar menos eficazes. Isso pode aumentar os temores dos pais sobre a fala dos filhos.

Se isso estiver acontecendo com você ou com seu filho, procure orientação de um fonoaudiólogo especialista em fluência.